26 maio 2011

Feltragem

Estava eu a procura de bastidor para bordado e quando me deparo com "agulhas para feltragem". Pensei, feltragem já ouvi falar e sei que se faz com água quente e sabão. E a agulha como será que se usa?
Lá fui eu no santo google pesquisar como se usa a tal agulha



Existem diversos jeitos dessas agulhas.
Nessas andanças achei o blog da Lucia Higuchi, onde ela dá aula, vende apostila, vende material...Dá um pulinho lá e faça uma visita.

Aqui um pap da Betz White, super facinho:
Material
agulha
escova
Lã para feltragem (merino)
tecido base para aplicação



Primeiro, coloque a lã numa única direção


Em seguida, uma outra camada cruzando as direções.
Comece a sentir suavemente a perfuração com a ferramenta. Mantenha a ferramenta vertical para evitar a quebra das agulhas.


Aqui, as fibras fundidas


Ela acrescentar algumas variações de cor, colocando mechas finas de lã por cima


Depois de fundidas as mechas, tire cuidadosamente da escova


Use um molde de uma folha e recorte


Coloque em cima do tecido que escolheu para fazer o aplique


Iniciar perfuração no contorno do desenho, faça as margens em primeiro lugar. Continue até que esteja totalmente unido e fundiu-se com o tecido de base.


Acrescente um bordado para as estrias da folhinha


Visto de trás: mostra como as fibras se fundem a chegam a passar entre as tramas.


Eu achei interessante por isso quis dividir com vocês.
Vou pesquisar mais "a fundo"...rsrs...eu gostei.

E você já conhecia essa técnica?


beijo-beijo :)
Até a próxima

8 comentários:

Mara disse...

Oi querida!!!
Que coisa mais interessante essa técnica, nunca tinha ouvido falar de feltragem....é lindo né?
Já comprou o material para fazer?
Fiquei interessada e vou pesquisar mais rsrs
Bjss!!!

Lucia Maria Higuchi disse...

Gisela, amei seu blog e obrigada pela visita ao meu. Visite na Mega Artesanal 2011 o salão especial que ficará no auditorio superior ao lado da Acrilex - exposição de patchwork e feltragem e outras interferencias texteis- tema "Portinari" Estou com 3 telas expostas. Um grande beijo
Lucia

Gisela Nozaki de Lima disse...

Oiiii minha xará linda!!!!

Tudo bem amiga?? Que saudadess!! Quanto tempo!!!!

Ahhh Gi, como vc é sabida!! Se joga em todas as técnicas de artesanato!!! Eu já vi sobre a feltragem sim, antes passava no canal fox life programas de artesanatos com essa técnica, mas agora não passa mais!!!

Ficou lindo!!! PArabéns!!

Ahh e o patchcolagem? Estou aqui fazendo uma manta pra minha filhota! Depois mostro!

Beijocassssssssssssss
Gi

Eliana disse...

Oi, Gisela
Já que gostou da feltragem convido-lhe a conhecer o blog da minha "tocaia" Eliana Marise, lá de Ijuí, o "Água da Lua" - linhaseluar.blogspot.com.
Ela faz todo o processo, desde lavar a lã, tingir até as peças finalizadas. Muito bacana! Acho que você vai gostar.
bjoooo
Eliana

Fabiana Tardochi disse...

Vivendo e aprendendo eu não conhecia isso. Fiquei encantada. Vou procurar mais informação a respeito:)
Claro que pode se inspirar nos quadrinhos se vc não ganhar rsss.
A gente coloca mesmo as coisas na internet para as amigas se inspirarem:0
Beijos

Fabiana Tardochi disse...

Olá!
Acho que os problemas do blogger eu ainda não estava te seguindo. Agora sim!!!
Obrigada por comemorar comigo o aniversário do bloguinho.
Vc está concorrendo com 2 numeros:)
Boa sorte!!!
Beijos

donaflor disse...

eu também gostei. beijokas

donaflor disse...

gostaria de saber os valores. obrigada.